O pedido de casamento foi feito, a data foi marcada. É chegada a hora mais difícil: pesquisar e contratar os fornecedores. Entre buffet, recepção, fotógrafo e muitos outros, muitas pessoas acabam deixando por último um dos detalhes mais importantes, a música.
Pode parecer simples, mas a contratação da pessoa responsável por tocar as músicas do seu casamento não é das tarefas mais fáceis. O profissional escolhido terá em mãos uma grande responsabilidade, que é a de entreter e animar os convidados. Logo, para que a festa seja tão bem sucedida quanto o planejado, é preciso selecioná-lo com assertividade.
Se você já chegou nesta etapa e quer saber como contratar uma banda de casamento, confira abaixo 10 dicas para não errar.
1 – Entenda o perfil da festa
Para selecionar a melhor banda de casamento é preciso entender qual é o perfil dos noivos, dos convidados e a atmosfera desejada para a festa.
Às vezes o casal é fã de um gênero musical que 95% dos convidados odeia. Neste caso, o melhor é usar o bom senso e encontrar o equilíbrio para que todos fiquem igualmente satisfeitos.
2 – Pesquise com antecedência
Sabendo o que o casal espera fica mais fácil encontrar as opções disponíveis. Muito mais do que facilitar o planejamento financeiro do casal para a festa de casamento, contatar as opções disponíveis com antecedência pode ajudar a encontrar um espaço na agenda dos melhores profissionais, que tende a ser disputada.
3 – Desconfie de valores muito baixos
Após alguns orçamentos ficará mais fácil identificar valores muito abaixo ou muito acima da média de mercado. A regra geral é desconfiar dos valores muito inferiores e sempre pesquisar a fundo a empresa. Analise as redes sociais e eventuais reclamações ou elogios de clientes anteriores.
4 – Deu match?
Após fazer os orçamentos e selecionar os favoritos, é hora de uma conversa mais pessoal. Vá até o escritório da banda ou marque um encontro e converse sobre as suas expectativas quanto ao show. Nessa hora vale falar sobre o que gostam, o que não gostam e conversar sobre a possibilidade de fazer mudanças. Se der match, você provavelmente encontrou a sua banda para casamento perfeita.
5 – Atenção ao contrato
Tudo o que for combinado deverá constar em contrato. Não é mera formalidade, trata-se de uma segurança para a banda e para os contratantes. Nele devem constar data do evento, número de horas contratadas, valor para eventuais horas adicionais, itens incluídos, formas e prazos de pagamento, entre outros itens que julgarem importantes.
6 – Participe da escolha do repertório
A maioria das bandas já tem um amplo repertório a ser tocado. No entanto, para um melhor resultado é importante que os noivos auxiliem na escolha do repertório. Vale a pena mencionar as músicas que são importantes para o casal, o gênero preferido, e quem sabe até ensaiar uma apresentação especial.
7 – Horário do show
Em geral as bandas precisam de tempo para preparar os equipamentos e fazer a passagem do som, e o melhor é que isso seja feito antes da chegada dos primeiros convidados. Este é mais um item que deve ser conversado e posto em contrato, bem como o horário exato do começo e do fim do show.
8 – Estrutura
Converse com a pessoa responsável pelo espaço que irá receber a festa quanto a estrutura para acomodar a banda. Isso diz respeito tanto ao espaço físico, quanto a estrutura para ligar os equipamentos, prezando pela alta qualidade do som.
9 – Banda de casamento ou DJ?
Por muito tempo essa foi uma dúvida comum entre os noivos. Se você também está enfrentando esse dilema saiba que é possível (e indicado) contratar os dois. Esta opção faz com que a festa continue, mesmo ao final das horas contratadas com a banda. Assim, a pista vai permanecer cheia até o final da festa.
10 – Aproveite o grande dia
Depois de tantos detalhes e correria, é hora de aproveitar o momento. Cante, dance, comemore e divirta-se, afinal, vocês merecem.